22 de set. de 2008

MUDAR A FORMA DE ENSINAR E DE APRENDER COM AS TECNOLOGIAS

Segundo Moran, educar é colaborar para que professores e alunos transformem suas vidas em processos permanente de aprendizagem, construindo sua identidade, no seu caminho pessoal e profissional, tornando-se cidadãos realizados e produtivos.
Entende-se, que muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais, pois, educamos quando aprendemos com cada coisa, pessoa, ou idéia que vemos, ouvimos, sentimos, tocamos, lemos, compartilhamos e sonhamos.
Faz-se necessário modificar a forma de ensinar e aprender. As tecnologias podem nos ajudar muito.Trazem dados, imagens, resumos de uma forma rápida e atraente, no qual, a aquisição da informação dos dados dependerá cada vez menos do professor. Seu papel será de ajudar o aluno a interpretar esses dados, relacioná-los e contextualizá-los. Assim, acontece um ensinar mais compartilhado, orientado e coordenado pelo professor com profunda participação dos alunos. O professor deve atuar como um facilitador, que procura ajudar para que cada um cresça no processo de aprendizagem.
Assim, acontece um aprender significativo e participativo, ondeao mesmo tempo que o professor coordena as trocas, os alunos relatam suas descobertas, socializam suas dúvidas, mostram suas pesquisas, uma maior interação na construção do conhecimento com mais confiança e entusiasmo.
As mudanças dependem de termos de alunos mais curiosos e motivados e de ducadores maduros, intelectual e emocionamente, pessoas curiosas, entusiasmados, abertas, que saibam motivar e dialogar. Pessoas com as quias, valha a pena entar em contato, porque dele saímos enriquecidos.

Nenhum comentário: